domingo, 17 de fevereiro de 2013

Hoje irei falar um pouco de um exercício que é uma excelente opção para fugirmos dos exercícios aeróbios tradicionais, como bike, corrida, caminhada, transport e outros aparelhos.
Nós praticantes de off Road e Motocross sabemos da importância do exercício aeróbio, pois através  deles ganhamos nosso condicionamento cardio vascular e ainda podemos ganhar aquele fôlego que sempre falta, principalmente no fim dos treinos e corridas, além de ser uma ótima ferramenta de fácil acesso a qualquer um e barato. A corda será muito útil para nós que queremos fugir um pouco da rotina dos exercícios tradicionais.


Pular é algo natural que fazemos desde criança, expressa externamente um dos melhores sentimentos que o ser humano tem, a alegria. Essa sensação é facilmente perceptível quando nosso time favorito faz um gol, em festas, quando numa danceteria toca nossa música favorita, enfim quando estamos eufóricos e felizes, queremos pular. Por sua vez, nossa sociedade está cada vez mais acometida de muitos problemas de saúde advindos da falta de movimento. 

Pressão alta, altos níveis de açúcar e gordura no sangue, obesidade e alterações psicológicas como ansiedade ou depressão, só para citar alguns deles. Então, temos de um lado algo que e natural, que provavelmente tenha feito parte da vida infantil da maioria das pessoas, e do outro a necessidade do movimento, por isso que talvez a corda seja uma ótima forma de se colocar o corpo em movimento. Voltar a fazer algo que é natural do ser humano (saltar) e prevenir alguns possíveis problemas de saúde colocando nosso corpo em forma, talvez seja uma boa opção para nós praticantes do off Road, pois sempre que estamos na moto, estamos pulando os obstáculos levantando e sentando para a frenagem, para as curvas e nas descidas e subidas, podendo então com o treinamento de corda auxiliar para um melhor posicionamento.

Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela. É lógico que não seria somente pulando corda que teríamos um completo preparo do nosso organismo, mas é um bom começo, ou complemento se o indivíduo já faz exercícios físicos com regularidade. Este tipo de atividade pode ser utilizado desde o aquecimento até mesmo integrar o programa de exercícios físicos. Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalham a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras. Apesar destes benefícios ainda há desvantagens que é preciso citar: se o indivíduo estiver muito acima do peso seria uma sobrecarga muito grande para suas articulações e também é bastante intenso para quem está fora de forma. Como realizar: a corda utilizada deve ser leve e flexível para que possa trilhá-la com velocidades diferentes. O comprimento é fundamental para o bem estar do saltador.

Se for muito curta a atividade não será confortável, se for longa demais, menos mal, poderá ser enrolada na mão. Para medir passe-a por baixo do pé com o joelho estendido e as duas pontas devem aproximar-se do peito do praticante. O piso preferivelmente será um gramado ou de madeira, ao invés de cimento ou sobre o asfalto. Comece com pouco tempo e vá incrementando aos poucos, alterne a forma de pular, se preciso faça intervalos para recuperar. No início é comum girar muito rápido e tornar o exercício intenso demais. Independente da forma de pular é fundamental amortecer a queda em cada salto com a flexão das principais articulares dos membros inferiores, o som de impacto do calçado com o solo deve ser mínimo ou se possível inexistente. Sempre é bom lembrar que a corda é bem fina, então não há necessidade de se saltar muito alto.

Há também a possibilidade de se pular com colegas trilhando a corda o que torna o exercício mais agradável e menos cansativo.  A corda é uma boa opção de exercício, mas tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada, uma conversa com os amigos e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico para que as pessoas se sintam bem.

Um Grande Beijo!

0 comentários :