segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Se existem uma  palavra que coloca medo nos corações dos pilotos motocross é , o seu”arm pump” travamento dos braços  - que  é a misteriosa doença que vem junto com o fim de seu treino ou corrida!  faz sentir  os braços e as mãos virarem   concreto  e blocos  e  tem sido responsável por inúmeros travamentos ao longo dos anos. a maioria dos motociclistas e principalmente pilotos  de motocross ja passaram por isso ou contimuam passando sem saber uma solução  correta para este mau ou de onde vem e o porque disto acontecer . Neste artigo vou tentar explicar um pouco os mecanismos do travamento dos braços e algumas dicas e soluções para minimizar este mau .

Descrição do leigo “Arm pump”  é academicamente conhecida como   chronic exertional compartment syndrome (CECS). Basicamente o travamento dos braços   é a falta da circulação rapida do sangue novo.  O sangue está constantemente circulando  em seu antebraço, e se o velho não é removido , acumula-se causando uma contrapressão. O compartimento antebraço não é elástico, assim quando criar pressão outras estruturas, tais como nervos e músculos  comprimidos   perde a sua capacidade para funcionar corretamente. Essa compressão de estruturas importantes é o que provoca a perda da sensibilidade e da incapacidade para a sua contração . É importante lembrar que nem todas dores  do ante braço  é causada por travamento dos mesmos ; você pode pensar que sua dor é resultado de um travamento quando, na realidade, pode ser de outros    fatores que podem   causar dores no  antebraço ,  incluindo síndrome do túnel, epicondilite , artrite, problemas no  ombro e pescoço, fraturas e lesões anteriores. Se você suspeitar que algumas dessas outras doenças, consulte o seu médico para uma completa avaliação médica.
Descrição técnica 
Para entender completamente  o travamento dos braços , vamos primeiro tomar uma lição de anatomia músculo. Os músculos são freqüentemente encontrados em conjunto que são os chamados "facial compartimentos". Compartimentos musculares envoltos em uma camada chamada  de fáscia. Fáscia é o material que dá os seus músculos forma muito similar ao invólucro que envolve uma salsicha.Embora fáscia é muito forte, não é elástico. Uma vez que a fáscia compartimento é tão pouco elástica, qualquer aumento no volume irá causar aumento da pressão dentro do compartimento. Durante o exercício intenso, músculos exigem grandes quantidades de oxigênio para manter o sangue rico no  músculo  mantendo o desempenho em níveis máximos. Este aumento do volume do músculo dentro da fáscia inelástica, resulta em um aumento da pressão dentro do compartimento.Uma vez que todos se lembram que são fluidos incompressíveis, o sangue é seguramente um fluido,que com  o aumento da pressão no interior da fáscia  faz sentir o músculo duro como uma pedra. Quando o compartimento  se  acumula suficientemente , os vasos sanguíneos podem entrar em  colapso que limita ou impede o fluxo . As    veias  têm uma menor pressão interna e têm paredes mais finas do que artérias. Devido a isso, entrará em colapso veias de pressão externa muito antes artérias. Quando isto acontece, enquanto reduz fluxo venoso arterial continua a entrar no compartimento fascial mas é restrito ao  sair. Isto aumenta o fluxo restrito no  compartimento aumentando pressão  e  provoca  o músculo duro. Se o compartimento pressão aumenta  o suficiente, até mesmo os capilares e vasos arteriais podem entrar em colapso, resultando em uma dolorosa condição de privação de oxigênio, assim travando os braços e trazendo conseqüências piores  como uma situação de emergencia  tendo que na hora procurar um medico para a solução do problema. 

Porque a desigualdade no fluxo sanguíneo?
 O disposto no número anterior descreve a discrepância entre sangue que entram em seu sangue antebraços versus deixando seus antebraços. Porque a diferença? A quantidade de sangue que pode ser usado eficazmente remover a partir de um músculo é chamado seu "retorno venoso" e é uma medida de sua aptidão cardiovascular. Quanto mais você está preparado fisicamente melhor o seu corpo faz a remoção de sangue usado  devolvendo-o para os pulmões (onde ele é carregado com oxigénio fresco). Se a sua aptidão cardiovascular não é tão boa como a sua força muscular  você terá problemas.

Abordagem cirúrgica para uma Solução
 Pilotos pró  têm por vezes tomadas medidas drásticas para reduzir a pressão que provoca o Arm pump.  A retirada da fascia é uma cirurgia que libera o compartimento que abriga o músculo, vasos sanguíneos e nervos. Existe pouca investigação sobre a eficácia das fascial cirúrgico para a liberação crônica exertional síndrome compartimental; porém estimativas conservadoras  falam que sua eficácia é  pouco mais de 50%, o que significa que quase todos os motociclista que recebe este procedimento não tem efeito notável ou melhoria.(Note que a cirurgia é  bem sucedida para os casos de doença aguda ) Para  complicar ainda mais a recuperação é a formação de tecido cicatricial sobre a área que foi apenas liberado. Cicatrizes podem realmente fazer os sintomas do arm pump  piorar  do que antes da cirurgia. Vários pilotos pro  podem testemunhar para isso. Nós temos um costume de tomar remedios para tudo o que temos, com odor de cabeça, dor de garganta , dor de barriga , etc, mas o travamento dos braços não tem uma solução tão facil assim.
A solução dura
 A primeira e mais importante coisa que você pode fazer para eliminar arm pump é treinar, treinar e treinar .   Não há melhor desporto específica para exercer o motocross como exercicios fisicos  dentro deles a musculação, corrida a pé e principalmente   andar de bicicleta. Se você trabalha a  semana normal e nem sempre chega a treinar de moto  a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar a sua aptidão cardiovascular é uma atividade fisica  complementar.  Fazendo quantidades substanciais de exercicios  que  irá promover o crescimento das mais pequenas veias no corpo (um processo chamado neovascularização). Mais igualdade nas  veias, mais percursos de sangue utilizado para deixar um músculo (seu antebraços, neste caso). Os tipos de exercícios que são mais benéficos  são aqueles  feitos como um todo,    NÃO isoladamente como  exercícios de ante braço   ou apertar uma bola de tênis. Você deve utilizar o total de exercícios  para condicionar o seu corpo para se tornar eficiente e  entregar  oxigênio aos músculos e sangue rico para remover subprodutos (como o ácido lático) de forma mais eficiente. A Corrida é um excelente execrcicio , como a bike  na medida em que  ha  um grande desafio  cardiovasculare que  podem serem  adaptados de modo a imitar o dia de  corrida  (por exemplo - tente executar 2 x 35 minutos a uma "velocidade" ritmo (75 - 80% do seu freqüência cardíaca máxima), com o mesmo período de descanso entre as corridas  que você começa com as  motos.(Use  calculadora para determinar o seu ritmo cardíaco para  formação zonas. Existem muitas maneiras de determinar a sua freqüência cardíaca máxima )Portanto, lembre-se, para aumentar suas chances de eliminar arm pump , tem de melhorar sua capacidade cardiovascular total do corpo.
 
Soluções para o  dia de corrida  Há também algumas coisas que podem   ser  feitas  para você entrar  no caminho certo. Uma solução é   aquecer antes de sua corrida que   irá ajudar a melhorar sua circulação. Na verdade, vai correr  ou pedalar por um tempo moderado  (20 minutos) você irá aquecer  até ao ponto em que você começa a suar. Este aquecimento  irá garantir  o seu retorno venoso fazendo com que se livre  do sangue utilizado de forma mais eficiente. Não se preocupe em estar um pouco cansado antes de  aquecer - você pode terminar o seu aquecimento  até 30 minutos antes de sua primeira corrida  e continuar  a colher os benefícios. A maioria dos pilotos sofrem de arm  pump  na primeira bateria   do que na segunda.- isto é, em primeiro lugar porque o seu retorno venoso não está instalado e funcionando antes da corrida . Quando se trata arm pump   é melhor estar  um pouco cansado do que um pouco  frio. Além de que, uma vez que você são treinados para melhorar a sua aptidão cardiovascular,  20 minutos de aquecimento  deve fazer apenas isso.
Soluçoes de pilotagem  
Técnica de pilotagem  também ajudará tremendamente. Aprender a comprimir os joelhos no tanque de combustivel  permitirá que você afrouxe o seu controle sobre o guidão. Permanecer relaxado sobre a moto  também é um ponto-chave. Os músculos do ante braço  apenas obtem  o fluxo sanguíneo quando estão relaxadas, o que pode explicar porque alguns pilotos tem  mais travamentos dos braços em dia de corrida.

Fonte: Mx Racing

1 comentários :

Vinícius Eça disse...

Esse assunto é importantíssimo e negligenciado pela maioria dos pilotos!!

É obvio que os profissionais conseguem manter uma rotina diária de treinamento (técnico e físico), mas a maioria de nós só consegue treinar com moto no final de semana... Então precisamos manter a parte física em dia durante a semana (para não estragar a brincadeira).

Faço e recomendo: treine diariamente, independente do seu programa, flexão e extensão de punho (séries longas com peso moderado), os flexores dos dedos ficam muito fortes e o treino pode ajudar a diminuir o "arm pump".

Abs!