segunda-feira, 25 de outubro de 2010

 Energia prática e rápida parao seu organismo...


 

Os carboidratos são o principal combustível energético utilizado pelos músculos durante o exercício físico intenso. Assim quando o exercício físico ultrapassa  uma hora de duração os atletas devem consumir os carboidratos para "reabastecer" o organismo com energia.Os repositores energéticos são comercializados na forma de bebida pronta para consumo, pó para diluir, barra de cereal, gel de carboidrato e bala/goma energética.
Os carboidratos na forma de gel têm sido um grande sucesso entre os atletas e praticantes de atividades físicas devido a praticidade de seu uso. O sachê de gel é mais fácil de transportar e consumir durante treinos e competições do que as squeezes contendo a bebida carboidratada. O sachê pode ser transportado no próprio uniforme do atleta, o que é uma vantagem para corredores e maratonistas.
Uma grande vantagem é que o gel apresenta alta concentração de carboidratos em sua composição, fornecendo grande quantidade de carboidratos em pequenas doses, o que evita a ocorrência de desconforto gástrico por excesso de volume. Além disso, atletas que treinam e/ou competem em ambientes com temperaturas amenas, nos quais a perda hídrica não é acentuada, podem manipular separadamente a quantidade de energia da quantidade de líquidos necessários para o exercício físico naquele ambiente, com a utilização do gel de carboidrato. O que não é possível com a utilização de bebidas carboidratadas.

 O gel contem carboidratos com diferentes velocidades de absorção como: a dextrose, que é um carboidrato simples, sendo rapidamente disponível na corrente sanguínea; a maltodextrina, que é um carboidrato complexo, sendo disponibilizado na corrente sanguínea de forma gradativa e a frutose, que é um carboidrato de média complexidade, apresentando uma absorção intermediária. Além diss, o sódio e o potássio, que são perdidos no suor e que se não forem adequadamente repostos ao organismo podem geram câimbras e hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue). O gel de carboidrato pode sem consumido antes, durante e após a atividade física.

0 comentários :