quinta-feira, 14 de outubro de 2010

  Apesar da sua má fama na história bíblica, a doçura da maça encanta os atletas e tras muitos benefícios para o corpo humano.




 Fruto proibido. É essa a expressão mais usada quando nos referimos à maça. A fruta carrega esse estigma desde que despertou a libido de Eva e a expulsou, junto com Adão do paraiso. A participação da maça na construção da história humana não fica só no campo religioso. A fruta já atupu em filmes da Disney, virou símbolo dos famosos computadores Apple e até ajudou Isaac Newton a descobrir a gravidade. Apesar de ser considerado fruto da perdição dos humanos, para o atleta comer maça não é nenhum pecado. Muito pelo contrário, ao comer a fruta o atleta ingere açúcares encontrados na polpa e os nutrientes da casca, que o auxiliam durante o treino ou em uma competição porque são convertidos em energia para o corpo.


Pecado é não comer
A maça é comporta de 85% de água e 12% de frutose, um tipo de açúcar que não provoca cárie e é facilmente ingerido pelo organismo. Os 3% restantes de nutrientes são compostos por ácidos orgânicos, fibras solúveis, substâncias antioxidantes, como o tanino, viaminas E, C e proviamina A, além das vitaminas B1 e B2.
Os ácidos orgânicos presentes a maça ajudam a fazer a digestão de alimentos com alto teor de gordura. Entre as fibras solúveis, a mais presente na fruta é a pectina. A pectina não é absorvida pelo intestino, retendo água e diversas substâncias residuais que facilitam a eliminação de toxinas do organismo.
Os flavonóides, substâncias antioxidantes encontradas na maça, são execelentes para manter a saúde do coração, pois ajudam a controlar os níveis do colesterol "ruim". Um estudo recente feito na Finlândia concluiu que esse tipo de antioxidante ajuda a reduzir o câncer e também retarda o envelhecimento. Já as vitaminas do Complexo B em geral, ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.
Na casca da maça é onde se encontram os nutrientes mais ativos.
Já a quantidade de ferro ajuda na formação do sangue e o fósforo previne a fadiga mental. Afruta é a melhor opção para as pessoas que sofrem de doenças como obesidade, diabetes, enfermidades de pele ou do sistema nervoso.
Com tantos benefícios a maã é ideal para os atletas que precisam dar um "gás" na competição. Seus nutrientes promovem a sensação de saciedade, o que deixa um atleta pronto para mais uma bateria de provas.


Sem veneno para o corpo
O índice glicemico de um alimento é medido pela sua habilidade em fornecer glicose à circulação sanguínea, ou seja, a velocidade de sua absorção pelo organismo. Alimentos de baixo índice glicemico entram lentamente na circulação sanguínea e devem ser consumidos preferencialmente, antes de uma atividade física.
A maça é um aliemento que possui baixo teor glicemico. Porém esse fator não impede que seja consumida durante uma atividade física delongo prazo. A ingestão da maça pelo atleta no momento em que ele está realizando um exercício físico, minimiza a necessidade de consumir carboidrato de alto índice glicêmico, pois mantem os níveis de açucar no sangue normais.
Além disso a maça é indicada para atletas, especialmente devido as grandes quantidades de antioxidantes que auxiliam na liberação de recicais livres produzidos durante o exercício físico e para garantir as quantidades indicadas de vitaminas e minerais.
Outra vantagem da fruta aliado ao exercício físico é o fato de ele possuir poucas calorias. Uma unidade média, de aproximadamente 100g possui 65 calorias. Assim, o seu consumo pode ser diário, auxiliando em uma dieta balanceada.


0 comentários :