segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hoje iremos abordar um assunto de muita importância para todos os praticantes de motocross e off Road em geral .

O aquecimento é a primeira parte da atividade física e tem como objetivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a atividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.

O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:

· aumento da taxa metabólica;

· aumento de fluxo sangüíneo local;

· melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;

· aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;

· aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;

· diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;

· aumento da velocidade e da força de contração muscular;

· melhoria na coordenação;

· aumento da capacidade das articulações à suportar carga.

Esses são a maioria dos benefícios , mas temos que dosar este aquecimento para não se desgastarmos demais e prejudicarmos o rendimento .

O ideal é que logo que chegarmos na pista montarmos na bicicleta ou fazer algum outro tipo de aquecimento , durante pelo menos 15 minutos , depois observarmos a pista e esperar a hora de entrar para treinar . Após o treino o descanso é necessário e para retornarmos para a corrida temos que ficar durante o aquecimento pelo menos 10 minutos para atingirmos uma temperatura ideal para a corrida .

Outra dica muito importante é que se tivermos duas baterias , logo após o término da primeira, temos que imediatamente subirmos na bicicleta e fazermos um pedal de recuperação que é fundamental , pois uma recuperação ativa podemos evitar as cãibras pois a remoção do acumulo de acido lácteo é muito mais rápido e assim podendo fazer com que nosso organismo volte ao normal de uma forma mais saudável e melhorando a performance para outra bateria .

Fonte: Mx Racing

0 comentários :