segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Kawasaki divulgou as novidades e fotos de seus modelos de Cross 2011. A motocicleta 250cc recebeu a maior atenção e boa dose de novidades. Os destaques vão para a injeção eletrônica e o motor revisado. Mas a grande surpresa veio do novo conceito de suspensão dianteira, com a mola em uma das canelas do garfo, e o sistema hidráulico na outra.
Oquei, oquei... O conceito da suspensão dianteira com funções separadas não é tão novo assim. Pelo que eu me lembre a KTM já usou tal solução quando suas motos ainda eram brancas e azuis, há cerca de... uns 20 anos atrás! Os garfos eram da marca White Power, que mais tarde foi renomeada para apenas WP.
Mas depois disso a idéia ficou esquecida nos porões dos departamentos de engenharia até ressurgir agora, fabricado pela Showa.

 
Segundo a fabrica o novo sistema permitiu a redução de peso e uma maior facilidade no ajuste da suspensão. Do lado direito é possível regular a carga da mola enquanto as funções hidráulicas são ajustadas em compressão e retorno no lado esquerdo.
Na traseira a revolução não foi tão notável, mas como acontece praticamente todo ano, a calibragem do sistema foi revisada e aprimorada.

MOTOR
 

Mais do que rápido, os carburadores estão virando coisa do passado. A KX 250 F aderiu também à onda da injeção eletrônica utilizando basicamente o mesmo sistema da sua irmã maior de 450, porém com o fluxo cerca de 20% maior para acompanhar os giros mais altos do motor.
O motor recebeu também um novo coletor, comando de admissão mais agressivo e molas de admissão mais fortes. O pistão foi modificado e a taxa de compressão cresceu de 13.2:1 para 13.5:1. O desenho foi aproveitado das motocicletas oficias da equipe Pro Circuit Kawasaki. O cano de escape de aço inox ficou mais longo e a ponteira ganhou maior volume. O câmbio também recebeu engrenagens da 3ª e 4ª marchas mais robustas.

 
No total foram quase 30 modificações para manter a motocicleta no topo de sua categoria.
Ficha técnica:
Motor: 4 tempos monociclindrico 4 válvulas refrigeração líquida

Capacidade: 249cc

Diâmetro X Curso: 77 x 53.6 mm

Alimentação: Injeção Eletrônica Keihin 43mm

Taxa de compressão: 13.5:1

Ignição: Digital CDI

Transmissão: 5 marchas com embreagem em banho de óleo

Quadro: Perimetral de alumínio

Caster / Trail: 28º / 119.38 mm

Suspensão dianteira: Showa SSF telescópica invertida com ajuste de carga da mola de um lado e 22 posições de compressão e 20 de retorno do outro. Curso 315mm.

Suspensão traseira: Uni-Trak com amortecedor Showa. Com 19 posições de ajuste da compressão (low speed) mais ajuste (high speed). 22 posições de ajuste no retorno. Curso 310mm.

Pneu Dianteiro: 80/100-21

Pneu traseiro: 100/90-19

Freio dianteiro: Disco semiflutuante de 250mm com pinça de duplo pistão

Freio traseiro: Disco 240mm com pinça de pistão simples

Comprimento total: 2.146 mm

Largura total: 820.4 mm

Altura: 1270 mm

Distância entreeixos: 1475 mm

Distância livre do solo: 330mm

Altura do assento: 944 mm

Peso em ordem de marcha: 105,5 kg

Tanque de combustível: 7,2 Litros

Cor: Verde 

Fonte: MotoX

1 comentários :

Adriano disse...

Muito interesse, a kawasaki tem um jeito todo especial de tuning...
Moto super stylosa