sábado, 28 de agosto de 2010


Atletas que praticam exercícios de longa duração, em ambientes quentes (temperatura elevada) produzem grandes quantidades de suor como uma forma de eliminar o calor excessivo e regular a temperatura corporal. Dependendo da duração e intensidade do exercício, bem como as condições ambientais nas quais ele é realizado, os atletas podem alcançar altas taxas de sudorese (de 1 a 2,5 l/hora).
Além do líquido corporal, são eliminados no suor os eletrolítos como o sódio (Na), cloro (Cl) e potássio (K), sendo que o sódio é o principal  eletrólito eliminado. Ele apresenta a maior concentração de suor (de 20 a 80 mmol/l) e em um litro de suor são eliminados aproximadamente 1,5g de sal (cloreto de sódio).
O sódio é também o mais importante mineral presente no plasma e no líquido extracelular, sendo que a concentração normla no plasma varia de 130 a 155 mmol/l.. Sua importância para o organismo é destacada pelas funções  que ele desempenha como a de  regular o tamanho do compartimento extracelular e o volume sanguíneo, alem de auxiliar na condução do impulso nervoso e no controle da contração muscular.. Além disso, ele também ajuda a aumentar a absorção de água e carboidratos pelo intestino, pois o transporte da glicose na mucosa do enterócito (célula intestinal) é acoplado com o transporte de sódio, resultando numa maior absorção de água.
Em exercícios prolongados e sem reposição de sódio, a perda de sódio no suor pode levar a diminuição de 15% a 30% no total desse mineral no organismo. Por outro lado, o consumo de grande quantidade de líquido e bebidas que não contém sódio, durante exercício de longa duração, realizados em condições ambientais de temperaturas amenas, pode levar a um aumento do volume sanguíneo. (diluição do sangue) e, consequentemente, a redução da concentração plamática de sódio.




Quando a concentração plasmática de sódio atinge valores abaixo de 135mmol/l é caracterizado estado de hiponatremia. Os sinais e sintomas da hiponatremia ocorrem de acordo com o grau de perda de sódio ou da diluição de sangue e variam desde a ocorrência de dor de cabeça leve, mal-estar e câimbras a enxaqueca, náusea, vômito, exaustão, alteração do estado mental, convulsão e em casos extremos como e morte.
Casos de hiponatremia são frequentes em esportistas que praticam exercícios prolongados, com mais de quatro horas de duração, como em maratonas e ultramaratonas, rallys, caminhadas e corridas de aventura, realizados em ambientes de temperaturas elevadas. Ocorrem com muita frequência também em corredores de "primeira vez", em indivídios que produzem grandes quantidades de suor e/ou que apresentam grande concentração de sódio no suor e em situações de exercício prolongado com consumo de sódio baixo ou inexistente.
Para uma reposição de líquido adequada, o Consenso Científico Internacional sobre Hidratação orienta que os esportistas devam conhecer as quantidades de líquidos  que eles realmente perdem durante os exercícios físicos. Para isso, o atleta deverá pesar-se imediatamente antes e após o exercício. Um quiligrama de peso corporal perdido durante o exercício equivale a um litro de líquido que deve ser ingerido para repor a perda hídrica. Com isso, o esportista poderá planejar de maneira individual a sua reposição hídrica, evitando a ingestão excessiva de líquidos.


O mesmo consenso científico, co o objetivo de promover a reposição de eletrólitos e evitar o estado de hiponatremia, recomenda aingestão de sódio (0,5 a 0,7g/l) e potássio(0,8 a 2,0 g/l), por meio de suplementos nutricionais, especialmente em modalidades e eventos de endurance(mais de 2 horas de duração). Quando o esportista apresenta a necessidade de repor sódio de maneira imediata, mais no momento ele não tem acesso ao suplemento esportivo contendo sódio, ele poderá consumir o sal de cozinha e alimentos industrializados, como os chips, refrigerantes, biscoitos salgados, biscoitos recheados e produtos em conserva, que apresentam grandes quantidades de sódio. Há disponivel no mercado mundial, vários suplementos nutricionais em que são adicionados quantidades seguras de sódio e potássio. São bebidas energéticas, isotônicos, cápsula de sal dentre outros.
Pessoas hipertensas não devem consumir suplementos nutricionais contendo sódio e nem alimentos ricos em sódio.
Esportistas devem repor adequadamente líquidos e eletrólitos, para manter o equilíbrio do organismo, evitando a desidratação  e a hiperhidratação, bem como o estado de hiponatremia. Dessa maneira, além da saúde o atleta estará preservando e melhorando o seu rendimento físico.

0 comentários :