sexta-feira, 14 de setembro de 2012




O Treinamento Funcional é um método de treinamento um pouco diferente dos convencionais.
O homem sempre precisava desempenhar com eficiência as tarefas do dia a dia para garantir sua sobrevivência.
O treinamento funcional resgata através de um programa de treinamento individualizado e especifico, a capacidade funcional do homem moderno, independente de seu nível e condição física e das atividades que ele desenvolve.
Usando exercícios que relacionam com as atividades especificas do individuo e que transferem seus ganhos de forma efetiva para seu dia a dia, o treinamento funcional torna a performance (fator ate então restrito ao treinamento de atletas ) acessível a todos .
Todas as capacidades físicas, equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, são trabalhadas de forma integrada, através dos movimentos multi-articulares e multiplanares e do envolvimento da propiocepção.
O treinamento funcional leva a todos os indivíduos praticantes de atividade física. O que a ciência e os preparadores físicos há muito tempo sabem sobre fisiologia, biomecânica e treinamento.
O treinamento funcional vê os usuários como atletas. Já foi dito que os atletas normais preparam-se com métodos convencionais, e que atletas excepcionais preparam-se com métodos excepcionais - isso é o objetivo do treinamento funcional: dar a todos os usuários, atletas ou não, a condição de atingir seus objetivos.
Característica do treinamento funcional
    * Transferência – quanto maior e especificidade e a semelhança do treino com a atividade, maior será a transferência dos ganhos do treino para essa mesma atividade
    * Estabilização – A  “instabilidade “ recruta os músculos estabilizadores do joelho, tornozelo,quadril, e principalmente a coluna.
    * Desenvolvimento dos padrões de movimentos primários – O cérebro guarda alguns movimentos “chave “ que pode ser facilmente “acessados” e modificados quando executamos movimentos com a mesma velocidade e amplitude.
    * Desenvolvimentos dos fundamentos básicos – O treinamento funcional trabalha quatro tipos básicos de habilidades. As locomotoras, as não locomotoras, as de manipulação e a de consciência do movimento. Qualquer movimento complexo executado nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.
    * Desenvolvimento da sinergia muscular. Ao envolver todo o corpo na execução de um exercício  o treinamento funcional faz com que vários músculos , articulações trabalhem juntos de uma forma coordenada e sinérgica.
Bom, com toda essa passagem pelo treinamento funcional, podemos perceber que é um método muito interessante para podemos trabalhar com o MotoCross , ou seja através de exercícios funcionais , atingiremos um uma ótima performance de acordo com objetivo.

Um Grande Beijo!

0 comentários :