sexta-feira, 26 de novembro de 2010





A pré temporada é um dos momentos mais importantes do ano, o que se fizer nesta época do ano poderá ser sentido até mesmo lá no final dos campeonatos. Por isso dedicação e impenho são de extrema importância.

Após passado esse pequeno periodo de férias entre o natal e o ano novo, é hora de pensarmos na nossa pré temporada.Esta é uma das fases mais importantes para preparação fisica dos atletas, neste período os pilotos se preparam para todo o resto da temporada e o que fizermos aqui pode se refletir dentro das pistas durante todo o ano.

Primeiramente é necessário analisar o calendário das competições e, a partir daí fazermos um planejamento para que quando chegue o inicio das competição os atletas possam estar o mais próximo do seu pico de treinamento. 

Normalmente começamos sempre com uma avaliação fisica para sabermos o nível de condicionamento que estamos, desta maneira podemos saber quais pontos devem ser trabalhados, sempre tomando cuidado para que não haja  excesso de treino (overtraing). Para isso dividimos nossa semana de treinos, em treinos de moto, aerobio, muscular e de flexibilidade, sempre alternando ou fazendo os treinos em dois períodos, é muito importante respeitar os descansos, outro fator de grande importância é a nossa alimentação e hidratação que se possível devem ser feitas por profissionais gabaritados.

Nesta fase é fundamental estarmos focado no trabalho e se entregar 100% aos treinamentos, esta é a hora de preparar corpo e mente. 

O treinamento com a moto é muito importante pois ele é especifico, podemos treinar de 4 a 5 vezes por semana, sempre trabalhando paralelamente a  parte física tanto no que diz respeito ao aeróbio (coração aumenta  nosso nível de oxigênio boas opções são: corridas a pé e  treinos de bike), mas também na parte muscular para  fortalecimento de nossso músculos, ligamentos e articulações.

Lembramos que é muito importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física, para que o trabalho seja eficiente, caso contrário pode ter o efeito inverso. Essa foi mais uma dica!


Fonte: mxracing

0 comentários :