quinta-feira, 4 de novembro de 2010



O assunto que iremos abordar na coluna deste mês já foi comentado aqui e é de extrema importância.

Nós praticantes de motocross temos um desgaste físico muito grande durante um treino e principalmente, em corridas realizadas em dias muito quentes . 

A Hidratação é tão importante quanto a alimentação, o mecânico e até mesmo o ajuste de nossa motocicleta. Para que o nosso rendimento seja melhor é importante respeitar os limites do nosso corpo e saber qual a hora e qual o fluido certo para tomarmos . A água é fundamental, pois com ela preservamos nossas funções fisiológicas, regulamos nosso organismo, transportamos nutrientes e estabilizamos nossa temperatura corporal, para que possamos dissipar o calor para o ambiente e evitar a perda de líquidos. 

Quando ocorre a desidratação nós temos perda de rendimento, aumento da temperatura corporal, menor disposição, câimbras musculares, distúrbios intestinais e aumento da freqüência cardíaca, podendo resultar - dependendo da intensidade – em um desmaio ou até o coma, seguido de morte.

Alguns estudos comprovam que 1% de perda de água, já tem resultado sofre o rendimento, diminuindo-o. 

Para que possamos ter um bom desempenho, principalmente em dias muito quente, nas corridas ou treinos, o ideal é tomar pelo menos de 400ml a 600ml antes do exercício. Durante a prova geralmente não é possível ingerir líquidos, mas após o término da mesma é essencial ingerir de 450ml a 650ml de água ou bebidas “esportivas”- com concentração de 6 a 8 % de carboidratos - para repor o que foi gasto.Estas bebidas, inclusive, são ótimas opções para o pós-exercício, já que possuem em sua fórmula nutrientes que repõem a perda de sódio e eletrólitos que acontece através do suor. A água de coco também entra na lista dos líquidos que ajudam a combater a desidratação.

Vale ressaltar que além da ingestão de líquidos, outros cuidados podem ser tomados para evitar qualquer distúrbio causado pela desidratação: a ingestão de frutas com grande concentração de água é também uma opção saudável e saborosa. Evitar os horários de muito sol, e sempre que possível, principalmente após as corridas, procurar uma sombra em um local fresco para regularizar o estado normal do corpo após um exercício.



Fonte: Mx Racing

0 comentários :