sexta-feira, 5 de novembro de 2010


O aquecimento é a primeira parte da atividade física e tem como objetivo preparar o indivíduo, tanto fisiologicamente, como psicologicamente, para a atividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.

O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:

· aumento da taxa metabólica;
· aumento de fluxo sangüíneo local;
· melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;
· aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;
· aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
· diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;
· aumento da velocidade e da força de contração muscular;
· melhoria na coordenação;
· aumento da capacidade das articulações à suportar carga.

Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a danos.

Pesquisas provam que a capacidade de fazer atividades físicas tendem a melhorar com o aumento da temperatura, pois reduzem as probabilidades de ocorrerem lesões. Por exemplo, uma elevação da temperatura produz uma dissociação mais rápida e completa do oxigênio da hemoglobina. A liberação do oxigênio da mioglobina, uma fonte extra de oxigênio localizada no músculo esquelético, também aumenta em temperaturas altas. Para uma determinada quantidade de exercício, é necessário menos oxigênio após o aquecimento. Em relação à célula, uma elevação na temperatura diminui a ativação de energia e então ocorrem as importantes reações químicas metabólicas. Este índice de aceleração metabólica conduz à utilização eficiente dos substratos que são cruciais no fornecimento da energia necessária à atividade física.

O Motocross, por sua vez, também necessita de um aquecimento para um melhor rendimento.Podemos fazer esse aquecimento de diversas maneiras, mas o ideal é fazermos primeiramente um aquecimento geral que pode ser através de uma bicicleta ergométrica , uma bicicleta normal adaptada a um rolo , uma bicicleta de spinning, ou até improvisando como  pulos no mesmo local , saltitos , alguns deslocamentos , e corrida parado.Outra parte importante é o aquecimento específico, no qual aquecemos os principais músculos utilizados , como o das costas , o antebraço , o quadril  e principalmente nossas articulações.

Fonte: Mx racing

0 comentários :